Susan Helms, ex-astronauta da agência espacial norte-americana NASA, e membro de seu Painel Consultivo de Segurança Aeroespacial, disse que a parceria da Estação Espacial Internacional (EEI) com a Rússia está sendo dificultada devido às sanções ocidentais impostas ao país por sua operação militar especial na Ucrânia.
"As sanções geopolíticas que foram impostas à Rússia que vimos acontecer nos últimos meses criaram um ambiente em que existem algumas dificuldades administrativas que estão se tornando aparentes", indicou na sexta-feira (13) o portal SpaceNews, citando Helms.
Ela referiu a suspensão dos voos aéreos desde e para a Rússia, e a impossibilidade de usar cartões bancários estrangeiros no país como exemplos de tais dificuldades. Alguns funcionários da NASA e suas famílias também tiveram que "partir voluntariamente" da Rússia.
A suspensão do apoio da Microsoft aos produtos na Rússia é outro exemplo de como as sanções estão tendo um "impacto periférico" na contribuição de Moscou para as operações da EEI, disse a astronauta.
No entanto, "a NASA e a Rússia continuam trabalhando em cooperação para determinar as causas raiz, as margens de risco e as mitigações", disse Helms, acrescentando que "o trabalho, o treinamento e os preparativos em Moscou que está acontecendo e sempre aconteceu para nossa parceria internacional com a Rússia na Estação Espacial Internacional continua sem nenhuma interrupção séria".