Panorama internacional

Países Bálticos: adesão da Suécia e Finlândia à OTAN reafirmaria domínio do bloco na região

Os três Estados Bálticos apoiam a eventual adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN, afirmam os ministros das Relações Exteriores da Estônia, Letônia e Lituânia em entrevista ao Financial Times.
Sputnik
De acordo com o chanceler lituano, Gabrielius Landsbergis, a decisão de adesão reafirma o domínio da Aliança sobre os territórios do Norte da Europa.
"É uma mensagem muito clara de que o Norte da Europa é território da OTAN. Do ponto de vista de todas as perspectivas práticas, políticas e de segurança, seria mais seguro", disse.
A ministra das Relações Exteriores da Estônia, Eva-Maria Liimets, afirmou que a adesão da Finlândia e Suécia ajudará a "reforçar o ambiente de segurança no Norte da Europa e na região do mar Báltico".
"O mar Báltico se transforma em um mar da OTAN", afirmou por sua vez o chanceler da Letônia, Edgars Rinkevics.
Segundo o chanceler lituano, o bloco terá que aumentar o número de tropas destacadas na região do Báltico para poder igualar as forças russas na região.
Panorama internacional
Erdogan é contra adesão de Finlândia e Suécia à OTAN: abrigam 'organizações terroristas'
Anteriormente, o embaixador da Rússia em Ottawa, Canadá, disse à Sputnik que a possível adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN afetará a sua segurança e a da Europa.
Comentar