Os ministros federais do meio ambiente da Alemanha se manifestaram a favor da imposição de um limite de velocidade nas rodovias do país, a fim de economizar energia e reduzir a dependência do petróleo e gás russos, informou a mídia local.
O limite de velocidade seria "uma medida de implementação barata, rápida e imediata" para reduzir o consumo de combustível, disseram os ministros em uma conferência na cidade alemã de Wilhelmshaven, na sexta-feira (13). Além disso, eles observaram que as emissões de gases de efeito estufa, poluição e ruído seriam reduzidos.
Inicialmente, os ministros da Baviera e da Renânia do Norte-Vestfália indicaram que a medida teria apenas um efeito "limitado", e pretendiam opor-se "por razões de proporcionalidade". No entanto, a resolução conjunta, que também continha outras propostas sobre política ambiental, foi aprovada por unanimidade, disse o ministro do Meio Ambiente da Baixa Saxônia, Olaf Lies.
O alto funcionário argumentou que agora é a hora de economizar mais e usar os recursos com cuidado. "Do meu ponto de vista, estradas sem limites de velocidade não se encaixam mais nos tempos [atuais]", afirmou.
Em sua decisão, os ministros não estabeleceram nenhum limite de velocidade, mas disseram que a medida pode ser introduzida inicialmente de forma temporária durante o "conflito em andamento".
As autoridades alemãs já sinalizaram anteriormente que estão prontas para apoiar o embargo ao petróleo da Rússia. Em 5 de maio, o ministro da economia do país, Robert Habeck, afirmou que essa proibição poderia levar à escassez de gasolina "por um tempo limitado" no leste da Alemanha e em Berlim.
Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, a dependência da Alemanha das importações de petróleo russo caiu para 12%, em comparação com 35% antes do conflito.