Panorama internacional

Emmanuel Macron recebe e aceita renúncia do primeiro-ministro francês, Jean Castex

Castex foi nomeado primeiro-ministro por Macron em julho de 2020, após a renúncia de seu antecessor, Édouard Philippe. O premiê foi responsável pela estratégia de reabertura do país após o auge da pandemia entre outras ações.
Sputnik
Nesta segunda-feira (16), o primeiro-ministro francês, Jean Castex, entregou sua renúncia ao presidente francês, Emmanuel Macron, e deixou o Palácio do Eliseu, informou a BFMTV, citando fontes.
"Jean Castex entregou hoje [16] a renúncia do governo ao presidente da República, que ele [Macron] aceitou", disse o Palácio do Eliseu em comunicado.
Castex pretendia renunciar imediatamente após a eleição presidencial do mês passado, mas Macron o convenceu a ficar enquanto procurava um substituto. O mandatário francês foi reeleito em 24 de abril, ao derrotar a líder do Rally Nacional, Marine Le Pen, por 59 a 41%.
Macron deve revelar o sucessor de Castex ainda nesta segunda-feira (16), com a diretora-geral da UNESCO Audrey Azoulay, a atual ministra do Trabalho, Elisabeth Borne e Catherine Vautrin, uma política e ex-membro da Assembleia Nacional, nomeadas como favoritas.
Panorama internacional
Para Macron, Xi Jinping faz crítica velada aos EUA e insta Europa a 'assumir responsabilidade'
Entretanto, a BFMTV informa que Elisabeth Borne deve ser nomeada nova primeira-ministra.
Comentar