Força Aérea dos EUA comemora sucesso em teste de armas hipersônicas: 'Grande conquista'

A Força Aérea dos EUA testou com sucesso um míssil de cruzeiro hipersônico avançado, em 14 de maio, de acordo com um comunicado militar divulgado na noite desta segunda-feira (16).
Sputnik
O lançamento foi realizado a partir da costa sul da Califórnia. A velocidade do foguete foi cinco vezes superior à do som.

"Um B-52H Stratofortress da Força Aérea dos Estados Unidos lançou com sucesso uma Arma de Resposta Rápida por Ar [ARRW, na sigla em inglês] AGM-183A [...] na costa do sul da Califórnia, em 14 de maio", disse a Força Aérea norte-americana no comunicado.

Conforme destacado na nota, esse foi o primeiro lançamento desse tipo de míssil de cruzeiro de um transportador aéreo.

"Esta foi uma grande conquista para a equipe de desenvolvimento do setor militar e para nossa Força Aérea", disse Heath Collins, chefe do programa de armas da Força Aérea dos EUA.

Funcionária da Força Aérea dos EUA rola bomba enquanto tripulação de munições recarrega um B-52H Stratofortress. Foto de arquivo

Coreia do Norte retoma construção de reator nuclear, diz mídia

Com base em novas imagens de satélite, a CNN noticiou, no último sábado (14), que a Coreia do Norte teria retomado, nas últimas semanas, a construção de um reator nuclear que estava inativo há algum tempo e que, se for concluído, poderia aumentar sua capacidade de produzir plutônio para armas nucleares.
Especialistas do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury em Monterey fizeram a constatação ao revisar imagens de satélite tiradas pela empresa Maxar da usina nuclear norte-coreana de Yongbyon, em abril e maio deste ano.
Jeffrey Lewis, especialista em armas e professor no instituto, descreveu as imagens obtidas pela CNN como "o primeiro indicador inequívoco de que a Coreia do Norte está em processo de completar o reator", cuja construção foi interrompida em 1994.
Índia testa nova versão de míssil supersônico BrahMos em caça Su-30
Comentar