Panorama internacional

Irã anuncia produção e lançamento de 7 satélites com tecnologia nacional

Nesta segunda-feira (16), a mídia iraniana reportou que Teerã continua produzindo seus próprios satélites e que a expectativa é que o lançamento de novos dispositivos seja realizado em março de 2023.
Sputnik
Conforme publicou a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA, na sigla em inglês), citando o chefe da Agência Espacial Iraniana, Hassan Salarieh, os desenvolvedores dos satélites esperam concluir os pontos finais dos projetos ao longo dos próximos meses.
Segundo o planejamento anunciado, a expectativa é que em março de 2023 ocorra o lançamento dos satélites Iranian Nahid, Pars-1 e Zafar — todos já construídos. Os outros satélites ainda estão sendo produzidos.
Bandeira do Irã ondula em frente ao prédio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, Áustria, 17 de dezembro de 2021
De acordo com a IRNA, a série de satélites, que inclui os dispositivos já construídos, é considerada a mais moderna da indústria espacial iraniana, desenvolvida com objetivos de telecomunicações e mensuração de radiação espacial.
Alguns satélites, como o Nahid-1 e o Zafar-2, são aguardados há alguns anos pelo setor espacial do país islâmico. Ainda segundo a IRNA, os satélites que serão lançados no ano que vem deverão operar a uma altitude que varia entre 500 e 530 quilômetros.
Comentar