Em viagem para Londres, Iván Duque informou em suas redes sociais nesta quarta-feira (18) que as relações entre Colômbia e Reino Unido atingiram o seu ponto mais alto em décadas.
Ele celebrou as discussões acerca do Acordo de Livre Comércio (TLC) entre os dois países e relatou confiança com o progresso das discussões.
"Discutimos a formalização do TLC [Acordo de Livre Comércio] entre a Colômbia e o Reino Unido, a transição energética, o combate à crise climática, migração e segurança", disse Duque.
Palavras muito significativas do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, grande amigo da Colômbia, que reconhece nossa liderança mundial na proteção da biodiversidade e na luta contra a crise climática.
Ele informou que o governo colombiano completou todos os seus trâmites constitucionais e legais internos para colocar em vigor o tratado, "mecanismo alcançado depois que ambas as nações decidiram manter as preferências tarifárias".
Após a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a Colômbia tornou-se um dos primeiros Estados da região a assinar um TLC com o país britânico.
Duque participa de uma turnê internacional para ampliar investimentos externos na Colômbia que inclui visitas à Turquia e Suíça. Segundo dados oficiais, o Reino Unido é o terceiro país que mais investe na Colômbia.