Ciência e sociedade

Casos de varíola dos macacos são confirmados nos EUA e Europa

Um homem de Massachusetts foi diagnosticado com varíola dos macacos (monkeypox) após viajar ao Canadá.
Sputnik
O caso foi confirmado pelo Departamento de Saúde Pública de Massachusetts na quarta-feira (18).
As autoridades de saúde locais estão tentando identificar as pessoas que tiveram contato com o cidadão, que segue hospitalizado em boas condições de saúde.
Apesar da confirmação do primeiro caso no território americano, o Departamento de Saúde afirma que a doença não representa risco à população.
Anteriormente, foram detectados 23 casos de varíola dos macacos na Espanha. A doença normalmente é transmitida pela respiração, contudo em Madri, o surto local foi causado por "contato de fluídos", sendo que oito dos casos foram identificados em homossexuais.
Ciência e sociedade
Serviço de animais nos EUA adverte contra vírus 'altamente contagiante' que afeta cães na Flórida
Em Portugal, também foram detectados outros possíveis 20 casos da varíola dos macacos entre jovens, quatro deles eram homossexuais ou bissexuais, nas proximidades de Lisboa.
A doença é rara e entre os sintomas estão lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.
O vírus do gênero Ortopoxvírus (mais conhecido como varíola) é transmissível através do contato com animais, por contato próximo de pessoas ou materiais infectados.
Comentar