Elon Musk está em breve passagem pelo Brasil nesta sexta-feira (20) e é o assunto mais comentado do dia no país.
Em encontro em São Paulo com o presidente, Jair Bolsonaro (PL), o mandatário caracterizou Musk como "um mito de liberdade" por sua possível aquisição do Twitter, segundo a Folha de São Paulo.
"Hoje em dia poderíamos chamá-lo de mito da liberdade. É aquilo que nos fará falta para qualquer coisa que, por ventura, possamos pensar para o futuro. [...] A compra do Twitter para nós aqui foi como um sopro de esperança", afirmou o presidente, emendando que a "liberdade é a semente do futuro".
O bilionário anunciou hoje (20) o lançamento da rede Starlink para 19 mil escolas em áreas rurais e para o monitoramento da Amazônia, conforme noticiado.
Sobre o assunto, Bolsonaro também disse que a intenção de Musk para conectar a Amazônia com Internet via satélite pode ajudar a mostrar a "realidade" sobre a região, referindo-se à preservação florestal, criticada durante seu mandato.
Em novembro do ano passado, o Ministério das Comunicações anunciou ter fechado uma parceria com a SpaceX, que vende tecnologia para transportes e comunicações a fim de conectar áreas remotas do Brasil com satélites de baixa altitude.
Ministério da Comunicação do Brasil mostrando o ministro da Comunicação Fabio Faria (E) falando ao lado do CEO e engenheiro-chefe da SpaceX, Elon Musk, no evento Conecta Amazônia em Porto Feliz, estado de São Paulo, Brasil em 20 de maio de 2022
© AFP 2023 / Kenny Oliveira
A pasta disse que a implementação do programa começaria em 2022. A parceria para satélites de baixa órbita não depende de licitação, e pode ser fechada por meio de um processo administrativo na Anatel. De acordo com a mídia, a SpaceX já pediu licença para a autarquia, mas os valores envolvidos na parceria não foram revelados até agora.
Além de empresários como Luciano Hang, da Havan, e Flávio Rocha, da Riachuelo, participam de evento general Augusto Heleno, o chefe da Casa Civil Ciro Nogueira (PP), o chanceler Carlos França e o ministro da Defesa Paulo Sérgio.