Ampliação da cooperação com mais países
"Os nossos problemas muitas vezes são os problemas deles também. A criminalidade não respeita as fronteiras, não respeita governos, não respeita absolutamente nada", apontou.
Operação 'apreendeu 80% de toda a maconha' confiscada no mundo
"A Operação Nova Aliança, [desencadeada a partir da] parceria que nós temos com o Paraguai, no ano passado apreendeu 80% de toda a maconha apreendida no mundo", disse.
"Fazemos um trabalho de inteligência voltado para identificar essas organizações criminosas, levantar os bens, o patrimônio, como elas agem, como elas lavam dinheiro, para entender como funciona essa organização criminosa e prender estas pessoas, além de trazer esse dinheiro de volta para a repressão do crime organizado", elencou.
Reunião entre ministros de países sul-americanos
"Precisamos estar juntos, integrados, trabalhando no mesmo local, produzindo inteligência, produzindo conhecimento, trocando informações, facilitando as investigações, para que a gente possa fazer frente a tudo isso que tem acontecido aqui na América do Sul", analisou.
"Cada um [ministro da área de segurança] vai vir com a sua experiência. Eu quero escutar cada ministro, ouvir e entender o que está acontecendo em cada país na questão da violência. Muitas vezes um país realmente está precisando conversar com o outro, está precisando de uma ajuda, está precisando que um país faça isso, faça aquilo para poder melhorar isso ou aquilo; é a primeira reunião. Eu vou mostrar a situação do Brasil", finalizou.