Rostec cria radar portátil para combater drones voando a baixa altitude

A empresa Roselektronika, pertencente à corporação estatal russa Rostec, criou um radar portátil multifuncional para proteger infraestruturas de importância crítica, informou o serviço de imprensa da empresa.
Sputnik

"O dispositivo pode detectar pequenos drones à distância de mais de 1.000 metros, inclusive em altitudes extremamente baixas. O radar é produzido com componentes fabricados no país, pesa apenas cinco quilos e pode ser usado como um aparelho portátil", informou a empresa.

O aparelho é capaz de detectar também os helicópteros ou drones furtivos e pode ser igualmente usado para rastrear alvos em terra. Por exemplo, o radar é capaz de detectar um automóvel à distância de mais de dez quilômetros.

"A tarefa principal da nova estação de radar é a busca dos alvos aéreos de pequeno porte a baixas altitudes e outras ameaças, por exemplo, complexos robotizados terrestres", informou o diretor executivo da empresa, Andrei Komogortsev.

O dispositivo pode simultaneamente rastrear até 32 alvos e funcionar em conjunto com outros sistemas de monitoramento a radar. Os testes preliminares já foram realizados.
Rostec revela produção em série na Rússia do caça Checkmate e drone de ataque Okhotnik
O novo desenvolvimento complementa a linha de meios de combate a drones, desenvolvidos pelas empresas da Rostec. Entre estes destacam-se o complexo móvel multifuncional Rat, com sistema da destruição a laser, o complexo de combate aos drones civis Ataka-DBS e armas eletromagnéticas.
Comentar