Ciência e sociedade

Galáxias sem matéria escura se formaram após grande colisão há bilhões de anos, determina estudo

Cientistas analisaram estudos de eventos que dividiram a matéria normal e a matéria escura e apontaram as condições que teriam levado várias galáxias anãs a terem "pouca ou nenhuma matéria escura".
Sputnik
Uma equipe de astrofísicos teorizou por que algumas das galáxias anãs parecem não ter qualquer matéria escura, escreve na quinta-feira (19) o portal Phys.org.
Os pesquisadores referiram as DF2 e DF4, duas galáxias ultradifusas do grupo NGC 1052, argumentando que as propriedades destas galáxias parecem indicar "pouca ou nenhuma matéria escura" e que foram "formadas no rescaldo de colisões de alta velocidade de galáxias ricas em gás".
"O gás se separa da matéria escura na colisão e a formação estelar posterior leva à formação de uma ou mais galáxias livres de matéria escura", descreve a equipe no estudo publicado na revista Nature.
Com as duas galáxias sendo também parte de uma "aparente subestrutura linear de sete a 11 grandes objetos de baixa luminosidade", os cientistas sugerem que "estes todos se originaram no mesmo evento, formando uma trilha de galáxias livres de matéria escura", sendo que a colisão ocorreu cerca de oito bilhões de anos atrás.
Ciência e sociedade
Matéria escura pode se originar de outras dimensões, sugere estudo
"Nós também identificamos provisoriamente os remanescentes altamente dominados pela matéria escura das duas galáxias progenitoras que são esperadas nos limites da trilha", dizem os autores do estudo.
Segundo o Phys.org, a pesquisa continua o trabalho de estudos anteriores, que ofereciam evidências da matéria normal e da matéria escura se dividindo em uma grande escala durante colisões entre conjuntos de galáxias.
Comentar