O fórum Quad foi iniciado em 2007 pelo então primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, como um mecanismo de consulta informal entre os quatro países, que compartilham valores de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta. À medida que as controvérsias entre Washington e Pequim crescem, aumenta a relevância do formato.
Ao discursar na reunião do Quad hoje (24), o presidente americano, Joe Biden, designou os Estados Unidos como "uma potência do Indo-Pacífico".
"Os EUA devem e vão ser um parceiro forte, firme e confiável na região do Indo-Pacífico. Nós somos uma potência do Indo-Pacífico [...]. Um dia o líder da China me perguntou por que eu sigo falando que nós somos uma potência do Indo-Pacífico. Eu disse: porque somos assim. Estamos ligados ao Pacífico por um lado do nosso país. E nós temos interagido com todos vocês já há muito tempo", afirmou o líder americano.
Por sua vez, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse durante a abertura da reunião, que a interação entre os membros do formato no quadro do fórum estimula a criação da região do Indo-Pacífico livre.
Primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, o presidente dos EUA, Joe Biden, o premiê do Japão, Fumio Kishida, e o premiê da Índia, Narendra Modi, durante cúpula do Quad em Tóquio, 24 de maio de 2022
© AFP 2023
"Por um tempo muito curto, o grupo Quad ocupou um lugar importante na arena internacional. Hoje, as possibilidades do Quad se ampliaram, enquanto a forma ficou eficiente. Nossa confiança mútua e nossa resolução dão nova energia e entusiasmo às forças democráticas. E a nossa cooperação mútua no âmbito do Quad estimula a criação da região do Indo-Pacífico livre, aberta e inclusiva, o que é uma finalidade para todos nós", constatou Modi.
Ele ressaltou que, apesar da pandemia do coronavírus, os países do formato "fortaleceram a coordenação em muitos domínios, como remessas das vacinas, combate às mudanças do clima, estabilidade das cadeias de suprimentos, reação aos desastres naturais e cooperação econômica".
"Isso assegura paz, prosperidade e estabilidade no Indo-Pacífico. O Quad concretiza uma agenda construtiva para a região. Graças a isso, a imagem do Quad como 'força do bem' fortalecerá ainda mais", notou o premiê indiano.