Sapadores russos acabaram de desminar o porto de Mariupol, informou na terça-feira (24) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Os especialistas da Frota do Mar Negro e das forças de engenharia terminaram a desminagem do território do porto de Mariupol. Durante a desminagem foram examinadas 134 estruturas. Foram detectados e desarmados mais de 12.000 objetos explosivos e unidades de armamentos deixados pelos combatentes ucranianos", indica o comunicado.
O ministério detalhou que os sapadores libertaram os canais de entrada e áreas aquáticas internas de navios naufragados e outros obstáculos à navegação, tendo sido observados mais de 1,5 milhão de metros quadrados, 18 cais e 32 navios.
Entre outras coisas, os profissionais da Frota do Mar Negro transportaram desde o canal de navegação do porto de Mariupol um navio de patrulha fronteiriça ucraniano afundado por militantes do Batalhão Azov e içaram dois guindastes flutuantes.
Nos últimos meses forças nacionalistas ucranianas foram cercadas em Mariupol por militares da Rússia e das repúblicas populares de Donbass. Os últimos combatentes ucranianos, do Batalhão Azov neonazista, que se refugiaram na siderúrgica Azovstal, depuseram as armas entre 16 e 20 de abril.