Panorama internacional

Rússia nega completamente estar roubando grãos ucranianos

Falando a repórteres, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia descreveu os esforços do país para facilitar a exportação de grãos para o mercado mundial.
Sputnik
Moscou nega completamente as declarações de que os militares russos estão se apropriando do grão ucraniano, assinalou na quarta-feira (25) Andrei Rudenko, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.
"Nego isso completamente. Nós não roubamos nada de ninguém", disse ele aos jornalistas.
A Rússia está aberta a negociações para permitir a saída do grão dos portos da Ucrânia, afirmou também Rudenko.
Panorama internacional
Rússia não é a fonte de ameaças de fome mundial, culpem as sanções, diz Kremlin
"Estamos cooperando com a ONU nestas questões, a questão foi discutida detalhadamente durante a visita de António Guterres, secretário-geral da ONU, a Moscou. Estão em andamento outras consultas sobre como a ONU pode ajudar nesta situação", contou Rudenko em resposta à pergunta da Sputnik se a Rússia permite negociações internacionais para desbloquear os portos ucranianos e assim permitir exportar grãos.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia negou ainda a viabilidade de cargueiros de grão ucraniano serem acompanhados por navios ocidentais.
"Isso agravaria seriamente a situação na região do mar Negro", apontou.
Os países ocidentais têm culpado a Rússia por não permitir a exportação de grãos e provocar uma fome mundial. Moscou, por sua vez, nega essas acusações, e responde que as sanções antirrussas são as principais responsáveis pela subida dos preços dos alimentos no mundo.
Comentar