Ciência e sociedade

Telescópio da NASA mostra fluxos de formação estelar de 4 galáxias em fusão (FOTO)

NASA divulgou uma nova imagem impressionante tirada pelo Telescópio Espacial Hubble, operado pelas agências espaciais norte-americana e europeia, de um quarteto de galáxias chamado Grupo Compacto de Hickson 31 (HCG 31).
Sputnik
Os grupos compactos de galáxias representam algumas das concentrações mais densas de galáxias no Universo, tornando-as laboratórios perfeitos para estudar fenômenos estranhos e admiráveis.
Existem muitos HCG no Universo, é considerado que eles contêm um número invulgarmente elevado de galáxias com propriedades e comportamentos estranhos. O HCG 31 se localiza a aproximadamente 166 milhões de anos-luz de distância na constelação de Eridanus.

"A nova imagem do Hubble enfatiza regiões de formação de estrelas estimuladas pela dança gravitacional do quarteto", informam em comunicado astrônomos da NASA.

A cor azul representa a luz azul visível e apresenta estrelas jovens, quentes e azuis, enquanto a cor vermelha representa a luz infravermelha. O HCG 31 é composto por quatro galáxias anãs em interação.
Quarteto de galáxias chamado Grupo Compacto de Hickson 31 (HCG 31)
O aglomerado brilhante e distorcido de estrelas jovens azul-esbranquiçadas (no canto superior direito) é o NGC 1741, explicam astrônomos.
Embora pareça ser uma única galáxia, NGC 1741 é um par de galáxias anãs em colisão. Outra galáxia anã em forma de charuto pode ser observada à direita do par se juntando a elas com uma fina corrente de estrelas azuis que liga o trio.
O quarto membro do HCG 31 é representado por um fluxo de estrelas azuis que aponta para baixo, um pouco mais afastado, mas interagindo com os outros três. O objeto brilhante no centro da imagem é uma estrela situada entre a Terra e HCG 31.
Comentar