Panorama internacional

Biden suspende tarifas de aço à Ucrânia por 1 ano

O presidente dos EUA removeu da Ucrânia tarifas de 25% impostas em 2018 contra certos tipos de aço de vários países pelo então mandatário Donald Trump.
Sputnik
Joe Biden, presidente dos EUA, anunciou na sexta-feira (27) o levantamento de uma tarifa de 25% sobre o aço e produtos siderúrgicos exportados pela Ucrânia ao país norte-americano por um ano.
"Determinei a suspensão das tarifas estabelecidas na Proclamação 9705 para a importação de artigos de aço e artigos de aço derivado da Ucrânia por um ano", disse Biden, acrescentando que Gina Raimondo, secretária de comércio dos EUA, "deverá monitorar a situação na indústria siderúrgica nacional e os desenvolvimentos na indústria siderúrgica da Ucrânia, e me informar sobre qualquer necessidade de rescindir ou prorrogar esta suspensão".
O chefe de Estado notou que a Ucrânia representou menos de 1% das importações dos EUA em 2021, e previu que a produção de aço do país europeu e suas exportações de aço para os EUA seriam ainda menores devido à operação militar especial da Rússia.
Panorama internacional
Após pacote de US$ 40 bilhões à Ucrânia, EUA encomendam US$ 625 milhões à fabricante de armas
Em abril, a senadora democrata Dianne Feinstein e o senador republicano Patrick Toomey enviaram uma carta a Biden o instando a levantar a tarifa para impulsionar a economia ucraniana. O Departamento de Comércio dos EUA disse no início de maio que a administração Biden suspenderia 232 tarifas sobre o aço ucraniano por um ano.
Em 2018, a administração Trump impôs a vários países, incluindo a Ucrânia, tarifas de 25% sobre certos tipos de aço, como parte de uma iniciativa de segurança nacional para melhorar a capacidade de fabricação industrial dos EUA.
Comentar