Panorama internacional

Irã responde com apreensão de 2 petroleiros gregos ao confisco de petróleo iraniano na Grécia

Na sexta-feira (27), o governo iraniano anunciou apreensão de dois petroleiros gregos no golfo Pérsico em resposta ao confisco de cerca de 700.000 barris de petróleo iraniano pelas autoridades gregas nesta semana, agindo em nome dos EUA.
Sputnik
A Organização Portuária e Marítima do Irã informou no sábado (28) que "dois navios gregos foram apreendidos por enquanto", descartando relatos de que as tripulações foram detidas, dizendo que os trabalhadores do navio estavam "sãos e salvos" a bordo de seus navios, "sendo protegidos de acordo com as leis internacionais e recebendo os serviços necessários".

Em comunicado de hoje, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, confirmou que "as tripulações dos petroleiros estão em segurança e de boa saúde" e descreveu as apreensões como uma resposta a um "erro de cálculo profundamente míope", escreve agência iraniana Tasnim.

Ele expressou esperança de que os laços entre a Grécia e o Irã não seriam "dificultados" pelo que ele descreveu como um "assalto de estrada pela Grécia sob o comando" dos EUA.
Panorama internacional
Apreensão de petroleiro às ordens dos EUA é exemplo de 'banditismo internacional', diz mídia do Irã
Em uma declaração na sexta-feira (27) a Grécia descreveu a apreensão dos navios-tanque Delta Poseidon e Prudent Warrior pelo Irã como "equivalente à pirataria", no entanto não mencionou o confisco de cerca de 700.000 barris de petróleo iraniano de um petroleiro de propriedade russa no início desta semana às ordens de Washington.
Os dois petroleiros gregos confiscados pelo Irã estavam alegadamente carregados com quase um milhão de barris cada e tinham recentemente partido do terminal petrolífero iraquiano de Basra.
Comentar