O ex-presidente dos EUA Trump diz ter ameaçado os aliados da OTAN que não iria ajudá-los em caso de conflito com a Rússia se eles não aumentassem os gastos militares.
Donald Trump disse a seus apoiadores em um comício neste sábado (28) no estado norte-americano de Wyoming que, ao contrário de seus antecessores, ele foi direto em admitir que Washington não iria ajudar a OTAN.
"Vocês estão falhando, vocês devem bilhões e bilhões de dólares", disse alegadamente Trump aos países europeus. Ao ser perguntado por um membro da OTAN se "isso quer dizer que se não pagarmos na íntegra e formos atacados pela Rússia, isso significa que vocês não vão nos proteger?", Trump disse que respondeu: "Sim, não protegeremos vocês".
O ex-presidente afirmou que depois disso o dinheiro veio de membros europeus da Aliança militar e que ele "fê-los pagar 430 bilhões de dólares à OTAN".
Trump afirmou que o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, era alegadamente seu "maior fã".
No início desta semana, Stoltenberg disse que o novo Conceito Estratégico da OTAN, que deverá ser adotado no próximo mês de junho na Cúpula de Madri, deixará de definir a Rússia como parceiro estratégico do bloco. A China está para ser incluída no documento como uma ameaça, acrescentou Stoltenberg.
Moscou tem repetidamente afirmado que a OTAN é uma aliança que visa o confronto.