Panorama internacional

Entregas de gás russo para Shell, na Alemanha, e Orsted, na Dinamarca, serão suspensas em junho

Homem pesca no gelo do golfo da Finlândia ao lado da torre comercial Lakhta Center, sede da empresa russa de gás Gazprom, em São Petersburgo, Rússia, 13 de janeiro de 2022
As gigantes de energia Orsted, da Dinamarca, e Shell Energy Europe não pagarão pelo gás russo em rublos, disse a Gazprom Export nesta terça-feira (31), acrescentando que informou às duas empresas que as entregas de gás serão suspensas a partir da próxima quarta-feira (1º de junho).
Sputnik

"A empresa dinamarquesa Orsted notificou à Gazprom que não pretende efetuar pagamentos pelo gás fornecido em rublos. A Shell Energy Europe disse que não pretende efetuar pagamentos sob o contrato de fornecimento de gás à Alemanha em rublos", afirmou a Gazprom em comunicado.

Funcionário de uma empresa petroílfera no local da jazida de óleo Barsukovskoye, distrito autónomo Yamalo-Nenetsky, Rússia
Panorama internacional
Sanções aumentaram retornos da Rússia do petróleo e gás em recorde de 1,6 bi de rublos, diz portal
A empresa russa disse que não recebeu pagamento pelas entregas de gás de abril da Orsted e da Shell Energy Europe.

"Sobre isso, a Gazprom notificou a Orsted e a Shell Energy Europe da suspensão do fornecimento de gás a partir de 1º de junho de 2022", disse a Gazprom.

Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, os EUA e seus aliados iniciaram a aplicação de sanções contra Moscou. Entre diversas medidas estão restrições econômicas às reservas internacionais russas e a suas exportações de petróleo, aço e ferro.
A escalada de sanções impostas pelo Ocidente transformou a Rússia, de forma disparada, na nação mais sancionada do mundo, segundo a plataforma Castellum.ai, serviço de rastreamento de restrições econômicas no mundo.
Panorama internacional
Irã deve fornecer peças de carros e turbinas a gás para a Rússia em troca de aço
Comentar