Notícias do Brasil

Lula e Bolsonaro mantêm patamares de 45% e 34% sem Doria, aponta Ipespe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) mantiveram suas performances eleitorais em um novo levantamento do instituto Ipespe sem o ex-presidenciável e ex-governador de São Paulo João Doria, após sua retirada da disputa.
Sputnik
Lula segue com 45% das intenções de voto, 11 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, que tem 34%, na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3).
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9% — antes ele estava com 8% —, e Simone Tebet (MDB), com 3%, mesmo percentual do último levantamento do instituto, da semana passada.
O ex-presidente (2003–2011) e candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante o evento "Lula abraça Contagem", em Contagem, Minas Gerais, Brasil, 10 de maio de 2022
Já no cenário espontâneo, em que não são apresentadas opções, Lula também desponta em primeiro, com 39% das indicações de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 29%. Ciro aparece em terceiro, com 5%. Há ainda 1% de menções a Tebet e outro 1% a André Janones (Avante).
O Ipespe realizou cinco simulações de segundo turno. Em todos Lula lidera com boa vantagem. Na disputa mais provável, o petista venceria Bolsonaro por 53% a 35%. Contra Ciro, a vitória seria por 54% a 26%. Tebet seria derrotada por 56% a 20%.
Presidente da República Jair Bolsonaro na Bahia, em 31 de maio de 2022
Em um cenário de segundo turno sem Lula, Bolsonaro perderia para Ciro por 45% a 40%, mas venceria Tebet por 41% a 37%.
A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%. O instituto informou que entrevistou 1.000 pessoas por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho.
Notícias do Brasil
Cúpula das Américas: EUA querem nome de Bolsonaro em carta pró-democracia visando eleições no Brasil
Comentar