Uma espada viking dourada, decorada com um estilo animal típico do final da Idade do Ferro foi encontrada por dois detectoristas de metais em um campo fora da cidade norueguesa de Stavanger, na parte sul do país.
De acordo com as imagens divulgadas pela emissora norueguesa NRK, o intrincado punho da espada é rico em detalhes em ouro e prata, enquanto a própria lâmina provavelmente se desintegrou. Especialistas acreditam que a descoberta única vem do início dos anos 800, o início da Era Viking.
A arqueóloga da Universidade de Stavanger Zanette Glorstad descreveu-a como um "achado dos sonhos". Em toda a Noruega, apenas 15 a 20 espadas desse tipo foram encontradas, e a recente descoberta está entre as melhores.
"Encontramos muitas espadas, mas esta é excepcional. A decoração avançada indica que foi importada do então Império Franco ou das ilhas Britânicas", disse Glorstad à NRK.
Erik Alve, que encontrou a espada, descreveu uma sensação de euforia, comparando-a a "pegar um peixe gigante".
"Faço isso há quatro ou cinco anos e achei muito divertido. Um anel de ouro da Idade Média, entre outras coisas, mas esta é provavelmente a coisa mais legal que já fiz, e dificilmente vou superá-la", disse seu companheiro e colega detectorista Jone Holgersen.
De acordo com Glorstad, é improvável que a espada tenha sido usada em combate. "Provavelmente era sim um símbolo de status, uma joia de homem, e deve ter pertencido a um dono muito engenhoso", refletiu.
O local fora de Jatta é conhecido por vários achados importantes da Era Viking, incluindo o chamado túmulo da rainha Gausel, um dos túmulos femininos mais ricos encontrados na Noruega. Ao longo dos anos, vários objetos das ilhas Britânicas foram encontrados.
"Isso mostra que a área era um ponto de concentração central no mar do Norte. A espada indica que estamos lidando com a figura de um governante com uma grande rede de contatos, semelhante à rainha Gausel", disse ela.
Não muito longe desta área, o governante Harald, o Loiro derrotou seus oponentes em Hafrsfjord no final do século IX, tornando-se o primeiro rei da Noruega, unindo o país e reinando por várias décadas.
Durante a Era Viking (793-1066), os marinheiros escandinavos conhecidos como vikings empreenderam ataques, conquistas e missões comerciais em toda a Europa e além, chegando ao Oriente Médio, norte da África e até a América do Norte. Entre outras coisas, eles se estabeleceram na Islândia, Irlanda, ilhas Britânicas, partes da região do Mediterrâneo, Rússia de Kiev e até Constantinopla.