Ciência e sociedade

Rover da NASA detecta em Marte rajadas de vento que criam grande nuvem de poeira (VÍDEO)

O rover Perseverance da NASA registrou uma das mais intensas atividades de poeira detectadas por uma missão enviada à superfície de Marte, informou nesta quarta-feira (1º) o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL).
Sputnik
Durante os seus primeiros 200 dias na cratera Jezero, o veículo não só testemunhou centenas de redemoinhos de poeira, mas também obteve o primeiro vídeo alguma vez filmado de rajadas de vento que levantaram uma grande nuvem de pó marciano.
Uma publicação recente na revista Science Advances escreveu sobre fenômenos meteorológicos detectados pelo rover nos primeiros 216 dias marcianos de sua missão.
Estes dados permitirão aos cientistas entender melhor os processos da poeira marciana e prever as tempestades que ocorrem no Planeta Vermelho e que podem ser uma ameaça às futuras missões humanas.
Utilizando um conjunto de sensores chamados MEDA. Tenho observado o tempo marciano, e acontece que a cratera Jezero tem níveis particularmente altos de atividade eólica.
"Sempre que aterrissamos em um novo lugar em Marte, é uma oportunidade para entender melhor o clima do planeta", destacou a autora principal do artigo, Claire Newman.
Para detectar o fenômeno de poeira, o rover utilizou suas câmeras instaladas e um conjunto de sensores meteorológicos pertencentes ao instrumento Analisador da Dinâmica Ambiental de Marte (MEDA, na sigla em inglês), que foram danificados pelas partículas de areia levantadas pelas rajadas.
Os pesquisadores determinaram que pelo menos quatro redemoinhos de poeira passaram pelo Perseverance em um dia marciano típico.
Ciência e sociedade
VÍDEO estonteante da NASA mostra voo recorde de helicóptero sobre superfície de Marte
Nesse sentido, o pesquisador principal do MEDA, Manuel de la Torre Juárez, notou que a cratera Jezero "pode estar em uma das fontes de poeira mais ativas do planeta".
Comentar