Conforme publicou a agência sul-coreana Yonhap, o Estado-Maior da Coreia do Sul anunciou o lançamento por meio de uma mensagem de texto enviada a um de seus repórteres. Não há mais detalhes sobre lançamento, mas uma análise estaria em andamento.
O lançamento mais recente realizado por Pyongyang ocorreu em 25 de maio, quando um possível míssil balístico intercontinental e dois mísseis balísticos de curto alcance foram disparados pelo país na região.
Em uma estação de trem em Seul, na Coreia do Sul, uma tela mostra um programa de televisão reportando um novo teste de armas realizado pela Coreia do Norte, em 17 de abril de 2022
© AP Photo / Lee Jin-man
A Coreia do Norte realiza testes dessa natureza com frequência ao longo dos últimos anos. Tais lançamentos são motivo de tensões na região, principalmente com a vizinha Coreia do Sul e com o Japão. Ambos os países condenaram lançamentos semelhantes em diversas oportunidades anteriores.
Recentemente, os Estados Unidos também emitiram posição condenando lançamentos de mísseis da Coreia do Norte e pediram a Pyongyang que interrompa o que classificaram de "provocações".