Arqueólogos do Instituto Arqueológico da Islândia estão conduzindo escavações perto do pequeno povoado de Oddi em Rangárvellir, Islândia.
Oddi era o principal centro dos Oddaverjar – um poderoso clã na comunidade medieval islandesa. O assentamento se tornou um grande centro cultural e educacional.
O próprio padroeiro da Islândia, o bispo Thorlak Thorhallsson, recebeu sua educação em Oddi desde os nove anos de idade, entre os anos de 1142 e 1147 d.C.
Pela primeira vez, as cavernas artificiais nesta localidade foram descobertas em 2018. O mais recente projeto de pesquisa, que faz parte de um estudo de dois anos, revelou agora uma caverna muito maior interconectada ao sistema de cavernas mais amplo.
No verão passado, foi descoberta uma série de cavernas da era dos vikings a sudoeste de Oddi, no sul da Islândia, que datam do século X d.C.
Os arqueólogos supõem que a caverna recém-descoberta poderia ser um estábulo medieval usado para manter gado e cavalos.
Tais cavernas são mencionadas nas "Vidas dos Santos" do bispo Thorhallsson, onde ele descreve como um estábulo desses desabou com 12 touros dentro, tendo sido possível resgatar dos escombros apenas dois animais, avança portal Heritage Daily.
"Embora seja mais antiga do que isso, é provável que [a caverna] tenha sido usada para o gado. Não sabemos se foi para estes animais específicos. Mas a história de seu uso evidentemente é anterior ao que podemos por enquanto rastrear", disse a arqueóloga Kristborg Thorsdottir.
As escavações têm sido um processo lento e perigoso, uma vez que a caverna foi escavada em arenito mole, uma rocha porosa e propensa ao colapso.