Segundo Stremousov, a população local não consegue sacar dinheiro e seus cartões bancários não funcionam. Os caixas eletrônicos locais foram desconectados de qualquer tipo de comunicação, incluindo a Internet
"A Ucrânia fez de tudo para roubar as pessoas, incluindo não pagando o dinheiro que elas tinham restante em suas contas bancárias [...]. Eles fizeram de tudo propositalmente para que as pessoas não pudessem sacar esses fundos de suas contas", disse Stremousov.
O vice-chefe da administração de Kherson afirmou que nos próximos dias bancos conectados ao sistema bancário russo serão abertos na região.
Posto de controle de militares da República Popular de Donetsk, na região de Kherson, Ucrânia, 5 de maio de 2022
© Sputnik / Ivan Rodionov
/ Na terça-feira (31), Stremousov disse à Sputnik que a região de Kherson planeja realizar um referendo sobre a integração do território à Rússia. Segundo ele, há estimativas de que entre 60% e 70% da população local concordarão em tornar Kherson uma região russa. O administrador depois afirmou que isso só será possível quando a região estiver totalmente estabilizada.
Os militares russos já tomaram controle de Kherson e de parte da região de Zaporozhie. Administrações civis-militares locais foram estabelecidas e estações de rádio começaram a operar. Além disso, as relações comerciais com a Crimeia estão sendo restauradas.