"A Índia pretende dobrar a importação do petróleo russo. As empresas petrolíferas estatais [indianas] buscam obter os suprimentos mais lucrativos da corporação Rosneft, uma vez que os agentes internacionais estão se rejeitando a cooperar com Moscou", escreve a agência.
Conforme as fontes, as empresas estatais estão trabalhando coletivamente para assinar e cumprir novos contratos de seis meses para fornecer o petróleo russo para a Índia.
Os detalhes sobre o volume e preços ainda estão em discussão, enquanto os bancos indianos estão determinados a financiar completamente todas as entregas, afirma a Bloomberg.
Entre as petrolíferas estatais da Índia estão as empresas Indian Oil Corp, Hindustan Petroleum e Bharat Petroleum, enquanto a Reliance Industries e a Nayara Energy, que pertence em parte à russa Rosneft, são as processadoras privadas.
Segundo os cálculos do veículo de imprensa, a Índia comprou mais de 50 milhões de barris de petróleo russo do final de fevereiro ao início de maio, o que supera em aproximadamente 20% o volume das entregas em todo o ano de 2021.