Panorama internacional

Em visita à Lituânia, Scholz anuncia reforço militar alemão no país para criar 'brigada robusta'

Intenção do governo germânico é implementar com mais soldados contingente militar alemão que já está no país báltico a fim de defender "cada centímetro da OTAN".
Sputnik
Em visita a Vilnius nesta terça-feira (7), o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que Berlim está pronta para intensificar sua missão militar na Lituânia em resposta à operação russa na Ucrânia, segundo a Reuters.
"Estamos prontos para fortalecer nosso engajamento e desenvolvê-lo para uma brigada de combate robusta. […] Vamos defender cada centímetro do território da OTAN", disse Scholz.
O chanceler concedeu a declaração a repórteres após se reunir com o presidente lituano, Gitanas Nauseda, e os primeiros-ministros da Letônia e Estônia.
Fontes do governo alemão citadas pela agência disseram que o mesmo vai alocar uma brigada pronta para o combate com cerca de 3.000 soldados que podem ser mobilizados rapidamente para defender a Lituânia se necessário.
Tal envio poderia ser seguido pela expansão da unidade de combate da OTAN multinacional liderada por Berlim em Vilnius, que hoje conta com 1.000 soldados, para o tamanho de uma brigada no longo prazo, disseram Scholz e Nauseda em comunicado conjunto.
Panorama internacional
Lituânia exorta Finlândia e Suécia a se juntarem à OTAN 'o mais rápido possível'
O presidente lituano também afirmou que os Países Bálticos agora esperam mais tropas do Canadá e do Reino Unido, que estão no comando de unidades semelhantes da OTAN na Letônia e na Estônia.
Comentar