De acordo com oficiais, trata-se de uma instalação na região norte do Camboja, na Base Naval de Ream, no golfo da Tailândia.
Além disso, os oficiais indicaram que, nesta semana, a construção das fundações da instalação deverá ser concluída. Por sua vez, tanto a China quanto o Camboja negam as informações.
O WP sugere que a construção da base chinesa no Camboja faz parte da estratégia de Pequim, que engloba a criação de uma rede de instalações militares em todo o mundo para apoiar sua aspiração de se tornar uma verdadeira superpotência mundial.
A mídia norte-americana ressalta que a base no Camboja se tornará o segundo posto militar avançado da China localizado fora do país, e o primeiro na região estratégica do Indo-Pacífico.
Oficiais e especialistas ocidentais acreditam que "a existência de uma instalação capaz de receber navios de grande porte ao oeste do mar do Sul da China, será um elemento importante para a expansão da influência chinesa na região e fortalecimento do país próximo das principais rotas marítimas no sudeste asiático".