"Vitaly Khotsenko provou-se, com sucesso, tanto como ministro regional do setor industrial quanto como supervisor de trabalho regional no Ministério de Indústria e Comércio. Sua nomeação para um cargo tão importante nas circunstâncias atuais é uma oportunidade única para demonstrar suas melhores qualidades profissionais e pessoais, pelas quais a equipe do Ministério de Indústria e Comércio e os chefes dos departamentos industriais nas regiões russas o conhecem. E, claro, ele pode contar com nosso apoio na solução dos problemas relacionados ao trabalho do complexo industrial da RPD", disse o ministro.
Khotsenko começou a trabalhar como diretor do Departamento Regional de Política Industrial e com gerenciamento de projetos do Ministério de Indústria e Comércio em 2019.
No início do dia, Denis Pushilin, chefe da RPD, assinou um decreto sobre a renúncia do governo e de seu primeiro-ministro, Aleksandr Ananchenko.
Pushilin nomeou Khotsenko como o novo chefe de governo, com o Parlamento da RPD aprovando a nomeação.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia, depois que a RPD e a República Popular de Lugansk (RPL) pediram ajuda para se defender de ataques das forças ucranianas.
Em resposta, os países ocidentais lançaram sanções abrangentes contra a Rússia e aumentaram a assistência militar à Ucrânia.