Panorama internacional

Rússia desenvolve mecanismos financeiros alternativos com países da América Latina

Moscou está desenvolvendo mecanismos financeiros alternativos com países latino-americanos por causa das sanções ocidentais, disse a representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Sputnik
"Estamos trabalhando gradualmente para aplicar mecanismos financeiros alternativos aos ocidentais para reduzir os riscos de sanções para a cooperação econômico-comercial entre a Rússia e a América Latina", disse a representante.
Zakharova especificou que se trata de "operações sem movimentação de dinheiro, estabelecimento de relações de correspondentes diretos entre bancos".
A funcionária disse ainda que a Rússia também acompanha com interesse as discussões que estão ocorrendo atualmente sobre a organização e desenvolvimento da Cúpula das Américas, que se realiza de 6 a 10 de junho na cidade norte-americana de Los Angeles.
Pelo menos sete líderes da região informaram que não compareceriam à reunião em repúdio à exclusão de Cuba, Nicarágua e Venezuela.
Por sua vez, a Casa Branca defendeu sua decisão de não convidar os presidentes desses três países, acusando seus governos de não cumprirem os cânones da democracia.
Panorama internacional
Inteligência russa relata ameaça real na Cúpula das Américas devido a discordâncias sobre Ucrânia
Comentar