O governo da Finlândia planeja alterar a legislação de fronteira para permitir a construção de barreiras em sua fronteira oriental com a Rússia, disse Helsinque nesta quinta-feira (10), segundo o Euronews.
Após o começo da operação russa na Ucrânia, o governo de Sauli Niinisto se apressou para fortalecer a segurança, pois teme que Moscou possa tentar pressionar a Finlândia enviando requerentes de asilo para suas fronteiras, relata a mídia.
As emendas finlandesas à lei incluem uma proposta para permitir a concentração da recepção de pedidos de asilo apenas em pontos específicos de entrada.
"Mais tarde, o governo decidirá sobre as barreiras de fronteira para as zonas críticas na fronteira leste, com base na avaliação da Guarda de Fronteira finlandesa", disse a ministra de Assuntos Internos, Krista Mikkonen, em comunicado citado pela mídia.
As alterações também permitiriam a construção de barreiras como cercas, bem como novas estradas para facilitar o patrulhamento de fronteiras no lado finlandês.