De acordo com a mídia francesa, Paris enviará mais obuseiros autopropulsados Caesar para Kiev. Segundo um comunicado emitido pelo escritório de Macron, o líder francês disse a Zelensky que a França iria atender às necessidades da Ucrânia em armas, "incluindo as mais pesadas".
A promessa parece dar a entender que mais peças de artilharia serão enviadas à Ucrânia.
Fontes citadas pela estação de rádio Europe 1 informaram que mais seis unidades de obuseiros Caesar poderiam ser enviados até o final do mês.
A França já havia entregado seis desses sistemas à Ucrânia no final de abril, diz mídia. Caesar é uma peça de artilharia de 155 mm instalada em chassi de caminhão com um alcance efetivo de 40 km. Informações divulgadas pela mídia francesa sugerem que o país enviará 12 unidades.
Europe 1 informou que as Forças Armadas francesas podem se mostrar relutantes em fornecer um maior número de obuseiros, considerando que antes do primeiro carregamento à Ucrânia eles só tinham 76 unidades destas armas. Relata-se que leva cerca de um ano para produzir um novo sistema Caesar.
No início deste mês, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou um novo pacote de assistência militar à Ucrânia, que inclui Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS, na sigla em inglês) M142.