Panorama internacional

Von der Leyen diz que análise do pedido de adesão da Ucrânia à UE será finalizada semana que vem

Durante visita surpresa a Kiev neste sábado (11), autoridade europeia disse que o executivo do bloco terminará de analisar pedido ucraniano até o fim da semana que vem.
Sputnik
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ao presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, neste sábado (11) que a opinião do executivo da União Europeia sobre o pedido de adesão da Ucrânia ao bloco estará pronta até o final da próxima semana, segundo a Reuters.
De acordo com a autoridade, as conversas com Zelensky hoje (11) permitirão "finalizar nossa avaliação", sobre recomendar ou não o país do Leste Europeu como candidato à adesão.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao centro, visita a praça Maidan em Kiev, Ucrânia, 11 de junho de 2022
Von der Leyen, em sua segunda viagem a Kiev desde o início da operação em fevereiro, lembrou ao líder ucraniano que, apesar do progresso nas reformas administrativas e em outros lugares, muito ainda precisava ser feito.
"Vocês fizeram muito para fortalecer o Estado de Direito, mas ainda há necessidade de implementar reformas, para combater a corrupção, por exemplo", declarou em entrevista coletiva conjunta citada pela mídia.
Ao mesmo tempo, Zelensky afirmou "toda a Europa é um alvo para a Rússia, e a Ucrânia é apenas o primeiro estágio dessa agressão".
Panorama internacional
UE seguirá fornecendo armas à Ucrânia em detrimento de seus interesses, diz especialista
"É por isso que uma resposta positiva da UE ao pedido de adesão da Ucrânia pode ser uma resposta positiva à questão de saber se o projeto europeu tem futuro", disse.
Comentar