Panorama internacional

Coalizão de Macron supera esquerda na França em menos de 1% na 1º turno

A aliança centrista do presidente Emmanuel Macron, Ensemble (Juntos), chegou à frente da rival Nova União Popular Ambientalista e Social (Nupes), de Jean-Luc Melenchon, no primeiro turno das eleições parlamentares na França.
Sputnik
Com 100% dos votos processados ​​na votação deste domingo (12), o Ministério do Interior disse que o Ensemble obteve 25,7%, enquanto o Nupes obteve 25,6%. O partido de direita Rally Nacional, de Marine Le Pen, terminou em terceiro com mais de 18%.

A participação no primeiro turno das eleições parlamentares francesas foi de 39,42%, inferior aos números registados em quatro eleições parlamentares anteriores.
O pleito representou uma derrota para Macron, que em abril havia sido reeleito para um segundo mandato e corre risco de perder a maioria absoluta na Assembleia Nacional.
A eleição parlamentar para o segundo turno será realizada no próximo domingo (19). A distribuição do voto indica que haverá um Parlamento fragmentado.
Com o resultado oficial anunciado na noite deste domingo (12), a coalizão de Macron pode fazer entre 255 e 295 cadeiras, e a Nupes, entre 150 e 190. A direita tradicional faria entre 50 e 80; e o Rally Nacional, entre 20 e 45.
Panorama internacional
Emmanuel Macron recebe e aceita renúncia do primeiro-ministro francês, Jean Castex
Comentar