"Mísseis de alta precisão e de longo alcance de baseamento naval Kalibr eliminaram na área do povoado de Chortkov, na região de Ternopol, um grande lote de mísseis antitanque, sistemas portáteis de defesa antiaérea e munições de artilharia para sistemas de armas fornecidos a Kiev pelos EUA e países europeus", informou general russo.
Nas últimas 24 horas, sistemas russos de defesa antiaérea derrubaram um avião de ataque ao solo ucraniano Su-25 e oito drones, além disso, na região de Kherson foram abatidos dois mísseis táticos Tochka-U e três projéteis do sistema de lançamento múltiplo Uragan na região de Carcóvia e na República Popular de Lugansk (RPL).
Konashenkov ressaltou que as forças de mísseis e artilharia russas atingiram 248 áreas de concentração de tropas ucranianas, foram eliminados mais de 320 nacionalistas.
"Na sequência dos ataques foram eliminados mais de 320 nacionalistas, cinco veículos blindados, seis peças de artilharia e morteiros, 15 veículos especiais e cinco depósitos de munições e combustível", observou general.
Aponta-se ainda que nas últimas 24 horas a Força Aeroespacial da Rússia destruiu dois postos de comando e 15 áreas de concentração de tropas e equipamentos militares, um sistema de defesa antiaérea Buk-M1, uma estação de radar de controle de espaço aéreo, um radar do sistema S-300 e duas baterias de lançadores múltiplos de foguetes do Exército ucraniano.
No total, desde o início da operação militar especial foram eliminados: 201 aviões, 130 helicópteros, 1.188 drones, 338 sistemas de defesa antiaérea, 3.514 tanques e outros veículos blindados de combate, 508 lançadores múltiplos de foguetes, 1.870 peças de artilharia de campo e morteiros, bem como 3.570 unidades de veículos militares especiais, concluiu Konashenkov.
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam exclusivamente instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades, ressalta a Defesa russa.