Panorama internacional

China treina forças policiais das Ilhas Salomão para enfrentar 'desafios de segurança'

A China enviou uma equipe de instrutores policiais especializada em diferentes áreas às Ilhas Salomão, onde treinou uma equipe local entre a terça-feira (7) e o sábado (11), relata mídia.
Sputnik
Um grupo de instrutores policiais da China treinou seus homólogos das Ilhas Salomão, informou no domingo (12) o jornal Solomon Star.
O grupo, da Equipe de Cooperação da Polícia da China (CPLT, na sigla em inglês), realizou o treinamento entre a terça-feira (7) e o sábado (11) no quartel-general da Força Policial Real das Ilhas Salomão (RSIPF, na sigla em inglês).
Para Ian Vaevaso, vice-comissário de Segurança Nacional e Apoio de Operação (NSOS, na sigla em inglês) salomônico, os treinamentos são vitais para promover a segurança nacional, sendo para isso necessário aplicá-lo a todos os agentes da RSIPF em Honiara e outras partes das Ilhas Salomão.
Panorama internacional
Primeira parada da China em viagem pelo Pacífico Sul, Ilhas Salomão reafirmam parceria com Pequim
Os policiais chineses ensinaram aos seus homólogos salomônicos "habilidades básicas de manuseio de equipamentos, habilidades básicas de sobrevivência, autodefesa e contra-ataque, postura e movimento etc.".
"Os desafios de segurança estão evoluindo e ainda estão ameaçando esta nação e, portanto, a RSIPF deve estar bem preparada para enfrentar estas ameaças", disse Vaevaso durante a cerimônia de abertura do treinamento, também presenciada por responsáveis chineses.
Segundo Zhang Guangbao, líder da CPLT, os exercícios com as forças de segurança chinesas, "especialistas em áreas diferentes", ajudarão a RSIPF a se tornar a melhor força policial no sul do Pacífico, manter a paz e a segurança nas Ilhas Salomão e fazer o país um lugar "verdadeiramente seguro, pacífico e contente".
Em abril, as Ilhas Salomão e a China assinaram um acordo de segurança, algo que tem levado a Austrália, a Nova Zelândia e os EUA a querer aumentar sua influência na região.
Comentar