Uma equipe de cientistas da Índia descobriu em fevereiro uma forma rara de ovos fossilizados de dinossauros, "com um ovo aninhado dentro do outro", revelou um estudo publicado na revista Scientific Reports.
Fotografia de campo e imagens microscópicas da casca de ovo de saurópode descoberto na Índia
© Foto
Os ovos pertencem a saurópodes, um grupo de dinossauros herbívoros, e alguns dos maiores animais a pisar na Terra, com a maior parte de seus remanescentes sendo encontrada nos estados indianos de Gujarat, Madhya Pradesh e Meghalaya.
A descoberta poderia ajudar os cientistas a entender melhor o sistema reprodutivo dos dinossauros.
"Até agora não têm havido relatos de patologia do óvulo em ovos de dinossauros. Tendo em conta que os terópodes derivados [tipo de dinossauro] compartilham caraterísticas reprodutivas com pássaros, esta patologia pode ter existido em dinossauros", de acordo com a pesquisa.
"A nova descoberta de um óvulo em ovo, caraterístico dos pássaros em titanosaurianos, é para um oviduto segmentado como em crocodilos e aves, e possível postura sequencial de ovos como em aves", sugerem os autores do estudo.
Fotografias de campo de ovos de saurópodes em ninho, descoberto na Índia
© Foto
Até agora acreditava-se que os dinossauros tinham uma função reprodutiva semelhante à das tartarugas e outros répteis (oviduto não segmentado), em lugar do trato reprodutivo segmentado de crocodilos e aves, com regiões separadas de deposição de membrana e casca.
Até o momento o fenômeno de ovos dentro de ovos só era conhecido em pássaros, que são os únicos descendentes vivos dos dinossauros.