No início de abril, o governo Biden impôs sanções à empresa russa de mineração de diamantes Alrosa, que é responsável por 90% da capacidade de mineração de diamantes da Rússia e é a fonte de cerca de um terço de todos os diamantes do mundo. Antes da designação da Alrosa, o presidente Joe Biden emitiu uma ordem executiva para proibir as importações dos EUA de diamantes não industriais da Rússia.
"O problema está principalmente na Índia hoje", disse Neys. "A cadeia de suprimentos para a Índia está seriamente interrompida e os problemas de pagamento ainda não foram totalmente resolvidos. Além disso, o manuseio para Dubai é problemático."
A interrupção da cadeia de suprimentos da Índia tem um enorme impacto no emprego do país, as semanas de trabalho nas fábricas polonesas estão sendo reduzidas devido à escassez de oferta, disse o funcionário da empresa.
Ainda no final de maio, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Diamantes da Índia em Gujarat, Ramesh Zilariya, disse à Sputnik que as sanções ocidentais aos diamantes brutos acabaram devastando os trabalhadores da indústria de polimento da Índia, onde o desemprego, as reduções salariais e as taxas de suicídio estão aumentando.
O Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia, que é o maior centro de diamantes brutos e lapidados do mundo, ainda recebe diamantes vindos da Rússia, mas com grandes atrasos devido à dupla e tripla verificação se todas as etapas de transporte e manuseio estão em total conformidade com as sanções atuais, observou Neys.