Panorama internacional

Venezuela registra 1º caso de varíola dos macacos

Neste domingo (12), a Venezuela detectou seu primeiro caso de varíola dos macacos, disse o Ministério da Saúde do país. O paciente em questão viajou recentemente à Espanha e segue em isolamento.
Sputnik
Segundo as informações da Saúde venezuelana, o paciente teve contato com duas pessoas infectadas pela doença enquanto estava em Barcelona e apresenta um quadro estável.
Na semana passada, o primeiro caso de varíola dos macacos foi detectado no Brasil. A pessoa em questão, um homem de 41 anos, também viajou à Espanha. O caso está sendo acompanhado em São Paulo.
Profissionais de saúde trabalham em UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, Brasil, 5 de junho de 2020
Conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), apenas neste ano, 1.472 casos da doença foram confirmados em pelo menos 33 países nos quais a doença não é endêmica.
Ainda segundo o CDC, a maioria dos casos reportados até agora foram detectados na Europa. Os países com mais infecções registradas são o Reino Unido (366), a Espanha (275) e Portugal (209). Entre os países não europeus, os que têm mais casos são o Canadá (116), seguido dos Estados Unidos (48) e dos Emirados Árabes Unidos (13).
Já na América Latina, além da Venezuela, foram confirmados casos da doença na Argentina (2), no Brasil (1) e no México (1).
Comentar