Panorama internacional

Alemanha enviará à Ucrânia 3 lançadores múltiplos de foguetes, diz MD alemão

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Defesa da Alemanha anunciou o envio de armamento de artilharia à Ucrânia em apoio ao país contra a operação militar especial russa. O anúncio faz parte de um movimento conjunto ao lado de Reino Unido e Estados Unidos.
Sputnik
Em comunicado, o governo alemão especificou que enviará três lançadores múltiplos de foguetes de modelo M270 MLRS à Ucrânia.
"Hoje, no Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, em Bruxelas, Bélgica, a ministra da Defesa, Christine Lambrecht, anunciou que a Alemanha transferirá três lançadores tipo Sistema Raketen de Artilharia Média [MARS, na sigla em inglês] e munição GMLRS [sigla em inglês para Sistema Guiado de Lançamento Múltiplo de Foguetes] dos estoques das Forças Armadas alemãs", diz a publicação.
O texto acrescenta que a Alemanha treinará soldados ucranianos para a operação dos lançadores MARS, que têm capacidade de atingir alvos com precisão a 70 quilômetros de distância. Segundo o comunicado, esse foi um pedido específico do governo ucraniano.
Um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) faz disparo durante exercícios no sul do Marrocos, em 9 de junho de 2021
A decisão alemã foi anunciada como parte de uma declaração conjunta entre Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha para o envio de lançadores de foguetes à Ucrânia.
No dia 1º de junho, os EUA disseram que enviariam quatro Sistemas de Foguetes de Alta Mobilidade (HIMARS) M142 a Kiev. Os HIMARS são sistemas de longo alcance que podem atingir alvos a centenas de quilômetros de distância a depender da munição empregada. Já o Reino Unido anunciou, em 6 de junho, a doação de três unidades do Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes (MLRS) M270.
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os EUA e seus aliados têm anunciado sucessivos envios de armas à Ucrânia, respondendo a pedidos de Kiev por armamentos cada vez mais poderosos.
Comentar