Um novo estudo diz que cientistas americanos e chineses captaram sinais de rádio emanados de um sistema com um planeta parecido com a Terra, que atendem a expectativas iniciais de terem sido gerados por vida inteligente.
O sinal, de banda estreita, foi detectado pelo enorme radiotelescópio chinês FAST (sigla em inglês para Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos metros), o maior do mundo. De acordo com o South China Morning Post, o equipamento recebeu as ondas entre novembro de 2020 e setembro de 2021.
Ele veio da direção da Kepler-438, uma estrela anã vermelha a 473 anos-luz da Terra, orbitada por um planeta chamado Kepler-438b — descoberto em 2015 e um dos mais parecidos com a Terra já encontrados fora do sistema solar.
Os cientistas chineses do FAST estavam procurando especificamente por tais sinais, que são da mesma categoria usada por humanos para comunicações de rádio e não podem ser produzidos por nenhum processo astrofísico natural, ao contrário de outros tipos de ondas de rádio.
Eles disseram que o sinal de banda estreita captado pelo maior radiotelescópio do mundo foi "significativo", embora seja necessária mais confirmação, disseram os cientistas.
O FAST está preparando observações adicionais da Kepler-438, com o principal cientista do projeto dizendo à mídia chinesa que mesmo que o sinal se mostre apenas "um ruído", ele ainda será extremamente útil para os estudos que buscam inteligência extraterrestre.