Panorama internacional

'Evento de 1.000 anos', reage diretor do Parque Nacional de Yellowstone a enchente recorde

O Parque Nacional de Yellowstone presenciou no último domingo (12) o maior dilúvio registrado de todos os tempos, obrigando a cortes na quantidade de visitantes e danificando a infraestrutura local.
Sputnik
A inundação na noite de domingo (12) no Parque Nacional de Yellowstone pode ter sido um "evento de mil anos", comunicou na terça-feira (14) em uma coletiva de imprensa Cam Sholly, superintendente do recinto.
O rio Yellowstone registrou uma enchente de 1.444 metros cúbicos por segundo, quebrando largamente o anterior recorde de 877 metros cúbicos, disse ele, acrescentando que por essa causa o local foi totalmente fechado aos visitantes a partir da manhã de terça-feira (14). No entanto, no momento em que ele falou, ainda havia 12 pessoas no interior do parque prestes a sair, e que estavam em contato com as autoridades, indicou.
Detritos bloqueando estrada após inundação no Parque Nacional de Yellowstone, em Red Lodge, Montana, EUA, 14 de junho de 2022
O parque de Yellowstone nunca antes foi fechado devido a dilúvios, embora tenha sido fechado durante encerramentos governamentais e a pandemia da COVID-19, explicou Sholly.
"Não saberemos até que possamos avaliar [os danos]. Vamos fazer tudo o que pudermos para reabrir com segurança [...]. Estamos trabalhando em uma série de alternativas e falando com muitos parceiros e partes interessadas sobre como fazer isso", respondeu Sholly após ser questionado pela Sputnik sobre o impacto esperado da inundação na infraestrutura do parque e no turismo de verão nos EUA.
O superintendente explicou que as autoridades estão reunindo uma equipe interagências de todo o país para ajudar a avaliar os danos, e buscarão todas as diferentes formas de financiamento para projetos de restauração à medida do necessário.
Várias empresas e sítios locais foram também atingidos pela inundação, ocasionando cancelamentos turísticos de verão, com a polícia incapaz de chegar a muitos locais afetados. Greg Gianforte, governador de Montana, acabou declarando um desastre em todo o estado na terça-feira (14).
Comentar