O comunicado foi feito pelo secretário de Defesa do país, Christophe van der Maat, em mensagem enviada ao Parlamento e publicada posteriormente em suas redes sociais.
A Embraer vai vender cinco unidades do KC-390, e a primeira entrega será feita em 2026, segundo o anúncio do governo holandês.
O custo, estima o portal da Defesa dos Países Baixos, será entre 1 bilhão de euros (R$ 5,3 bilhões) e 2,5 bilhões de euros (R$ 13,3 bilhões).
Após anos de serviço leal, vamos substituir o C-130 pelo KC-390M. Esta aeronave vai mais alto e mais rápido e se encaixa melhor nas forças armadas modernas. Não menos importante, também produz menos ruído para o ambiente.
De acordo com Christophe van der Maat, o plano inicial era adquirir quatro novas aeronaves, mas serão necessárias cinco.
"Há necessidade de mais horas de voo", disse Van der Maat, se referindo a evacuações no Afeganistão e ao que chamou de "situação de segurança na Europa".
"Eles [Embraer] sublinharam a importância da disponibilidade garantida de capacidade de transporte para as Forças Armadas. Com uma expansão de 2.400 para 4.000 horas de voo, as unidades são melhores e mais frequentemente suportadas", relatou.
O cargueiro KC-390, da Embraer, usado pela Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (GO). Foto de arquivo
© Folhapress / Mateus Bonomi
O Ministério da Defesa dos Países Baixos estabeleceu diferentes requisitos para o sucessor do C-130. Na pesquisa, a aeronave da Embraer saiu-se melhor que o C-130J, da Lockheed Martin, visto como uma alternativa.
A disponibilidade do KC-390M é maior, o dispositivo pontua melhor em vários quesitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção. Além disso, o KC-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com quatro aeronaves.
A intenção é que o KC-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Essa é uma parceria na área do transporte aéreo de sete países europeus: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Itália.
A venda para Amsterdã é o terceiro contrato internacional do KC-390, cujo primeiro voo foi em 2015. Portugal e Hungria já haviam adquirido respectivamente cinco e duas unidades do cargueiro da Embraer. Vale lembrar ainda que a empresa negocia a venda de aeronaves com a Índia.