Birka, comumente referida como a primeira cidade da Suécia, foi fundada em meados do século VIII, na costa do lago Malaren. A cidade tornou-se um importante centro comercial para mercadores em toda a Europa e além dela.
As escavações conduzidas pelos pesquisadores da Universidade de Estocolmo permitiram desenterrar uma depressão forrada de pedras na zona costeira com um barco de madeira no fundo. A equipe também encontrou grande quantidade de rebites de barco, pedras de amolar e ferramentas de carpintaria, sugerindo que o local era um estaleiro da Era Viking.
"Um estaleiro único da Era Viking foi localizado não muito longe de Birka, na ilha Bjorko, por arqueólogos da Universidade de Estocolmo."
Sven Isaksson, professor em Ciências Arqueológicas na Universidade de Estocolmo, contou:
"Um sítio como este nunca foi encontrando antes, é o primeiro de seu tipo, mas os achados mostram convincentemente que era um estaleiro".
"Após uma análise, mapeamento e pesquisas por drones sistemáticos, agora podemos provar que Birka, além de ser um ambiente urbano, também tem uma paisagem cultural marítima riquíssima com restos de tudo, desde molhes a rampas para embarcações e estaleiros", acrescentou o professor.
Navios e navegação são caraterísticos da Era Viking nos países nórdicos, tanto para a guerra como para o comércio. Uma das manifestações do comércio de longa distância da Era Viking são os entrepostos comerciais semelhantes a cidades que se espalharam pelos países nórdicos na época.
Birka tinha uma muralha que cercava a cidade para delimitar suas fronteiras defensivas, legais, econômicas e sociais. Curiosamente, o estaleiro está localizado fora da muralha, além de um local de desembarque de navios que atualmente está sendo pesquisado.