Ao lado da Rússia, a região de Kherson segue promovendo obras de infraestrutura para recuperar a estrutura ferroviária da cidade.
"A condição técnica dos trilhos foi verificada e eles estão prontos para a passagem dos trens", disse Saldo neste sábado (18).
Ele ainda informou que a Crimeia planeja lançar um serviço de ônibus e um serviço de trem de passageiros para as regiões liberadas do sul da Ucrânia a partir do próximo mês.
"A assistência já está vindo da Federação da Rússia na forma de locomotivas a diesel. E tenho certeza de que haverá novos vagões também", comentou Saldo.
As regiões de Kherson e Zaporizhia da Ucrânia agora são controladas pelos militares russos como resultado da operação especial que começou em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas de Donetsk e Lugansk solicitaram ajuda da Rússia em meio à intensificação dos ataques das tropas ucranianas.
Kirill Stremousov, vice-chefe da administração civil-militar regional de Kherson, disse à Sputnik no início deste mês que a região planeja realizar um referendo sobre a adesão à Rússia, e estima-se que pelo menos 70% da população local concordará em tornar-se parte da Rússia.
Administrações militares-civis locais já foram formadas nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia, e a transmissão de canais de TV e estações de rádio russas, assim como a Internet, está em funcionamento.
Os laços comerciais da região com a Crimeia estão sendo restaurados. Os primeiros passaportes russos foram emitidos na região de Kherson na semana passada.