Em comunicado, a entidade de defesa informou que o míssil de baseamento terrestre de médio alcance foi testado dentro das fronteiras da China, acrescentando que o ensaio foi de natureza defensiva e não direcionado contra nenhum país.
Os sistemas de mísseis antibalísticos têm como objetivo proteger um país de potenciais ataques usando projéteis para interceptar mísseis, incluindo mísseis balísticos intercontinentais (ICBM).
De acordo com a mídia estatal chinesa Global Times, tratou-se do sexto teste de mísseis antibalísticos de baseamento terrestre do país. Pequim tem estado conduzindo tais ensaios desde 2010.
O teste ocorre em meio às tensões crescentes na região, com uma recente série de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte. Depois disso, a Coreia do Sul e os EUA efetuaram igualmente o lançamento de oito mísseis.
Em maio, Pequim criticou os EUA por implantarem mísseis balísticos de médio alcance na região da Ásia-Pacífico, ressaltando que isto tem um "impacto muitíssimo negativo" no controle internacional de armas.