O Templo Mayor era o coração de um complexo composto por dois templos, cinco plataformas e edifícios auxiliares da capital do Império Asteca na época pré-hispânica.
O templo foi dedicado ao mesmo tempo a dois deuses: Huitzilopochtli, deus da guerra, e Tlaloc, deus da chuva e da agricultura. A sua construção teve início algum tempo depois de 1325, mas foi destruído pelos espanhóis em 1521.
Arqueólogos descobriram milhares de objetos de madeira do Templo Mayor na cidade asteca de Tenochtitlan, na Cidade do México. Espero que um dia possa conhecer este belo país! O México é cheio de mistérios e lugares por descobrir!
O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) realizou escavações no sopé do templo, onde descobriu depósitos rituais que continham mais de 2.500 objetos de madeira.
No local foram encontrados máscaras, cocares, cetros, ornamento peitoral, dardos, estatuetas, lançadores de dardos, brincos, frascos e numerosas oferendas de madeira que os sacerdotes depositaram para consagrar o local aos deuses astecas.
Os objetos chegaram aos nossos dias graças às condições anaeróbicas no solo e ao alto nível de umidade que os deixou preservados por mais de 500 anos.
Após passarem por métodos modernos de conservação, os achados são enxaguados em água e colocados dentro de uma câmara a uma temperatura de 50 °C.,escreve Heritage Daily.
A maioria dos objetos de madeira foi feita de diferentes espécies de pinheiro, mas foram identificados outros tipos de madeira. Muitos artefatos ainda têm vestígios de cores policromadas, como azul, vermelho, preto e pigmento branco na superfície.