Panorama internacional

'História não será reescrita', diz embaixador da Rússia no aniversário do ataque nazista à URSS

O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, enfatizou a necessidade de evitar que a história seja reescrita no 81º aniversário da invasão nazista da União Soviética, a maior tragédia da história do país.
Sputnik
A fala foi feita em uma cerimônia diante da Embaixada da Rússia em Washington, nos EUA, nesta quarta-feira (22).
“Hoje, podemos dizer que, infelizmente, estávamos enganados naquela época. Então estávamos todos unidos por essa vitória e hoje somos obrigados a erradicar essas raízes do nazismo que brotaram, inclusive, devo confessar sinceramente a vocês, em nossa terra, em terra soviética, na terra da Ucrânia e em alguns outros lugares, e devemos lutar. Este é o nosso destino", disse Antonov.
Notícias do Brasil
'Combater o nazismo nunca foi tão importante': evento celebra Dia da Vitória no Rio de Janeiro
Ele disse que quando a vitória sobre o nazismo foi conquistada, era impossível imaginar que as raízes do nazismo ainda iriam germinar e focos nazistas poderiam surgir em algumas áreas.

"Hoje é especialmente importante enfatizar, e quero contar firmemente com seu apoio. Não podemos permitir que a história seja reescrita. Não podemos permitir que as pessoas aqui na América e na Europa Ocidental digam que os russos e os alemães são os [únicos] culpados pelo que aconteceu em 1941-1945. Devemos traçar uma linha clara entre esses assassinos-carrascos e os nossos heróis-libertadores", disse Antonov.

A cerimônia de acendimento das velas em frente à Embaixada ocorreu exatamente 81 anos depois que a Alemanha nazista invadiu a União Soviética atacando Brest, Kiev e outras cidades soviéticas com a maior força na história da guerra.
Todos os anos, no dia 22 de junho, milhares de pessoas na Rússia e em outros países acendem velas em memória das vítimas da Grande Guerra pela Pátria, e o evento também se tornou uma tradição para a Embaixada em Washington.
'Resistência inquebrável': como Exército Vermelho se defendeu no início da Grande Guerra pela Pátria
Os participantes da cerimônia homenagearam a memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial com um minuto de silêncio.
O evento contou com a presença de diplomatas russos e suas famílias, bem como representantes da mídia russa.
A Grande Guerra pela Pátria durou 1.418 dias e terminou em 9 de maio de 1945, quando a Alemanha nazista foi derrotada pelas tropas russas.
O dia 22 de junho é observado anualmente na Rússia e em algumas outras repúblicas pós-soviéticas como o Dia da Lembrança das Vítimas da Grande Guerra pela Pátria.
Panorama internacional
Discurso do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Dia da Vitória (VÍDEO)
Comentar