Ciência e sociedade

Mancha no Sol dobra de tamanho e pode lançar erupção solar à Terra, segundo mídia

Mancha solar (imagem referencial)
Uma "grande" mancha solar surgiu no fim de semana, e foi relatada ter crescido e estar "diretamente voltada para a Terra", escreveu o portal spaceweather.com.
Sputnik
Uma grande erupção solar pode atingir a Terra depois que uma grande mancha solar, chamada AR3038, foi detectada no último fim de semana, indicou o portal spaceweather.com.
Segundo a mídia, a mancha solar apareceu "grande" no domingo (19), mas se tornou realmente "enorme" na segunda-feira (20), "tendo dobrado de tamanho" em 24 horas.
"A AR3038 tem um campo magnético 'beta-gama' instável que abriga energia para as erupções solares de classe M, e está diretamente voltada para a Terra", escreve o spaceweather.com.
Embora a erupção solar de classe M seja o segundo tipo mais forte de tais eventos, ela provavelmente apenas resultaria em um curto apagão de rádio, afirmou na terça-feira (21) o jornal The New York Post.
Solar Dynamics Observatory da NASA captura imagem de uma significante erupção solar (flash brilhante na parte superior direita da imagem), 30 de março de 2022
Ciência e sociedade
NASA registra explosão solar extremamente poderosa (FOTO, VÍDEO)
"As erupções solares podem alterar temporariamente a atmosfera superior criando interrupções com a transmissão de sinal de, digamos, um satélite GPS para a Terra, fazendo com que [sua verdadeira localização] esteja a várias jardas", explicou a agência espacial norte-americana NASA em 2013, acrescentando que "o calor explosivo de uma erupção solar não pode chegar até o nosso globo".
Comentar